Dia Mundial do Planeta Terra, dia de reciclar suas ideias

Não existe melhor lugar no mundo do que a casa da gente. Você já deve ter ouvido essa frase antes, e ela traz uma grande verdade: nada nos acolhe tão bem quanto o cantinho que carinhosamente chamamos de lar. Mas a nossa casa não é apenas o espaço em metros quadrados onde moramos, mas também o planeta onde habitamos. Da mesma forma que buscamos deixar nossa casa sempre bonita, limpa e organizada, por que não fazer o mesmo pelo meio ambiente? 

Hoje, 22 de Abril, é o Dia Mundial do Planeta Terra. A data representa a luta em defesa do meio ambiente, promovendo a reflexão e o desenvolvimento de uma consciência ambiental. Sabemos que os recursos naturais são finitos, mas nossa criatividade e capacidade de reinvenção é infinita. E você, o que tem feito para cuidar melhor do nosso planeta?

Falar de sustentabilidade na prática pode parecer algo complexo. Mas é através de ações simples do dia a dia que transformamos o mundo em um lugar melhor para se viver. Os “3 R’s da sustentabilidade” (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) são ações práticas que visam minimizar o desperdício de materiais e produtos, além de poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. Abaixo, vamos resumir cada um deles para você descobrir como é possível fazer a sua parte. Confira:

  • Reduzir – significa reduzir o excesso de tudo: compras, água, energia. Ressignificar o consumo é ter plena consciência daquilo que se está adquirindo e utilizando, desde a água do banho até as lâmpadas da sua casa. É mesmo necessário? Eu realmente preciso disso pra viver? De que material é feito esse produto? É fabricado por quem?  Perguntas conscientes antes de comprar podem fazer uma grande diferença. Afinal, se somos aquilo que consumimos, o planeta também é o resultado das nossas escolhas.
  • Reutilizar – significa usar toda a criatividade que nós brasileiros temos de sobra para dar uma nova utilidade a um produto. Garrafas de suco em vidro viram vasos de flores. Caixotes que sobraram da feira viram mesas de apoio. Roupas em jeans viram almofadas. A embalagem do amaciante vira uma pá para recolher sujeira, basta recortá-la. O pote de sorvete vira pote para guardar alimentos. A criatividade vira utilidade. E a consciência vira um futuro melhor.
  • Reciclar – significa transformar. Um produto reciclável deve ser descartado corretamente para a coleta seletiva, que se encarregará de destinar os materiais para os lugares corretos. A reciclagem é um processo que também faz parte da economia circular, um modelo de desenvolvimento sustentável que visa reintegrar todo e qualquer material à cadeia de produção e consumo. Garrafas pet viram calçados, madeira vira armação de óculos, papel velho vira papel novo, desperdício vira desenvolvimento.

Pensar no futuro é agir agora. Cada gesto conta, cada iniciativa é válida.  A Gota Limpa está do seu lado nessa transformação e reconhece seu papel na sociedade enquanto indústria, por isso investe em produtos concentrados, que possuem embalagens menores e com ativos de fontes renováveis.  

Produtos relacionados

Amaciante Concentrado Naturesse 1L
Amaciante Concentrado Naturesse 1L

Tudo fica bem mais perfumado.

Amaciante Essências
Amaciante Essências

Tudo fica bem mais macio e perfumado.