Dia Mundial da Reciclagem – 17 de maio

Você já se perguntou qual é o destino do seu “lixo” reciclável? Será que as embalagens plásticas, de papelão, vidro ou metal que geramos em casa vão ser de fato recicladas? Infelizmente, nem todas. No Brasil, reciclamos menos de 3% dos resíduos que geramos e todo o restante acaba indo parar em algum aterro sanitário, ou ainda pior: em lixões, rios ou mares. Mas porque alguns resíduos não são reciclados? Aqui listamos alguns motivos:

  • Muitas casas não separam o lixo, misturando lixo seco  e orgânico;
  • Resíduos muitos sujos;
  • Resíduos descartados no dia e horário errados;
  • Falta de viabilidade para a reciclagem de alguns materiais.

A Gota Limpa  se preocupa com a sustentabilidade do planeta e recicla 100% dos resíduos sólidos produzidos pela fábrica. Confira aqui algumas ações que fazemos para o melhor aproveitamento dos resíduos. Nossa empresa gostaria que todos os resíduos gerados nas casas, bairros e cidades também fossem reaproveitados, para assim preservar ainda mais o meio ambiente.

Por isso, no Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, trouxemos três dicas super simples para mudarmos juntos essa realidade e com isso, aumentar a quantidade de resíduos que são reciclados no Brasil:

Dica 1: Pratique os 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar)! Reduza a geração de resíduos, recusando a sacolinha plástica, copos e canudos descartáveis. Aproveite as cascas e talos dos alimentos nas refeições e evite o consumo de produtos com excesso de plástico na embalagem. Reutilize potes, roupas, eletrônicos e quando eles não forem mais úteis para você, doe para outras pessoas. E, por fim, Recicle os resíduos, encaminhando-os para a coleta seletiva. Se quiser saber mais, falamos dos 3R’s aqui

Dica 2: Faça Compostagem com os resíduos orgânicos (sobras de alimentos). Sabia que mais da metade dos resíduos gerados nas nossas casas são resíduos orgânicos? E que eles podem ser transformados em adubo (uma terra preta rica em nutriente) através de um processo chamado Compostagem? Você pode conferir como fazer uma composteira nesse vídeo.

Dica 3: Separe o lixo seco e reciclável. A Coleta Seletiva do seu município agradece. Mas lembre-se: para que eles possam ser destinados às cooperativas de triagem, é importante saber o dia e  hora da coleta no seu bairro ou cidade. Se quiser saber mais sobre o Caminho de Lixo, assista esse vídeo.

Está em nossas mãos construir um futuro mais sustentável, começando hoje, com uma mudança de pequenos hábitos. Nós, da Gota Limpa, já começamos por aqui. E você?! Vamos juntos?

Produtos relacionados

Alvejante Lavanda 1 e 2L
Alvejante Lavanda 1 e 2L

Alvejante com cloro

Amaciantes Gota Limpa 2 e 5L
Amaciantes Gota Limpa 2 e 5L

Tudo fica bem mais macio e perfumado.

Amaciante Essências
Amaciante Essências

Tudo fica bem mais macio e perfumado.

Amaciante Concentrado Naturesse 1L
Amaciante Concentrado Naturesse 1L

Tudo fica bem mais perfumado.